Como escolher um amplificador Joyo BanTamp? O guia definitivo

82 / 100

Muitas pessoas que estão começando a tocar guitarra ou que já tocam profissionalmente ficam em dúvida na hora de comprar um amplificador que atenda às suas necessidades. E esta é uma tarefa complicada, já que o mercado lhe dá diversas opções. Na hora de comprar um amplificador você precisa entender qual é o tipo de som que você deseja fazer e a Joyo oferece amplificadores pré-valvulados compactos e poderosos: A série Joyo bantamp – com 7 modelos que podem ser a solução ideal para você.

Após receber inúmeras dúvidas sobre este excelente produto da Joyo, resolvemos escrever esse texto como um guia definitivo para se compilar as respostas para as dúvidas mais frequentes em relação aos bantamp Joyo.

 

 

Características gerais do Joyo bantamp

Os bantamps possuem apenas 1,2 kg e as suas dimensões são de 16x11x14cm, ou seja, você consegue carregá-los com o seu dedo mindinho. Demais não?! Os bantamp se tornam uma ótima opção para quando você não deseja ou não quer transportar para seus shows cabeçotes ou amplificadores imensos e pesados. Você consegue transportar um bantamp facilmente em uma bolsa, ou com seu case confeccionado sob medida, o Bantbag.

Bantbag 5

 

Joyo BantBag – case para transporte

Com os amplificadores Joyo bantamp, você também pode reproduzir áudio através de conexão bluetooth. Isso te permite estudar e tocar sobre as suas backin tracks. Uma boa funcionalidade para utilizar em workshops e também para estudo. Vai dizer que isso não é lindo?

Todos os modelos de amplificadores bantamps possuem 2 canais, controle de ganho, equalização e volume geral. Possuem Loop de efeitos (FX Loop), em que você pode ligar seus pedais de modulação e ambiência no SEND/RETURN, extraindo a melhor sonoridade possível destes efeitos.

Os bantamps são potentes?

Os bantamps são compactos, mas cuidado… esses amps falam ALTO! Seus 20W RMS de potência realmente impressionam. Por possuírem 1 válvula 12ax7 na sessão de pré-amp, e circuito meticulosamente bem projetado, fornecem volume sonoro muito superior a amplificadores transistorizados de mesma potência. Além disso, a válvula torna a sua sonoridade muito mais quente e dinâmica, realçando significativamente os harmônicos.

Com um bantamp é possível se apresentar tranquilamente em pequenos e médios espaços com bandas. Apesar de ser uma pergunta recorrente, é difícil se dizer até onde se consegue ir com o volume produzido por um bantamp, pois afinal isso depende de variáveis como o tamanho e acústica do local, volume dos demais instrumentos, dentre outros fatores. 

No entanto, caso deseje tocar em palcos maiores, ou mesmo necessite um volume sonoro maior devido ao estilo musical (ou possua um baterista na banda que toque bem alto hehehe) é possível tocar em um estádio lotado microfonando o amplificador. Veja este vídeo do Maurício Alabama onde ele discute em detalhes a potência do bantamp Zombie:

Vale ressaltar que os bantamps são amplificadores do tipo cabeçotes, logo necessitam de serem conectados a um gabinete passivo com impedância de, ni mímimo, 8 ohm. E para fazer uma bela combinação, recomendamos o BANTCAB: o gabinete Joyo com falante 8” Celestion EIGHTEEN 15. Ele é extremamente leve (4 kg) e compacto, facilitando muito o transporte.

20171103051258 42093

 

Gabinete Joyo BantCab com alto-falante Celestion EIGHTEEN 15 de 8″

Entenda a diferença entre os modelos de bantamps

Os 7 modelos são Jackman, BlueJay, Atomic, VIVO, Zombie, Firebrand e Meteor. As diferenças entre os modelos não são apenas em suas cores: cada um possui sua sonoridade própria, baseada em timbres de amplificadores clássicos e queridos pelos guitarristas.

Vamos na sequência falar com mais detalhes sobre cada modelo em específico.  Mas já confira esse vídeo com o artista Jose de Castro, fazendo uso de vários modelos. Nele já se pode notar algumas das características sonoras de cada um dos modelos


Jackman

csm Joyo Bantamp Jackman 011FIN 4c56505c66

Jackman possui sonoridade dos icônicos amplificadores britânicos do classic rock. Com uma saturação de leve a média, o Jackman possui um timbre quente, com médios acentuados, dinâmica e ataque típicos das sonoridades de guitarristas de bandas de rock dos anos 70, como Led Zeppelin, Deep Purple e AC/DC. 

No entanto, com um pedal de overdrive empurrando, é possível se obter sons mais distorcidos e agressivos, como ouvido em bandas de hard rock dos anos 80 como Guns n Roses e Motley Crue. Com esta gama de sonoridades, é possível se tirar bons timbres desde um crunch mais leve até um distortion mais pesado. Confira o review do Alexandre Almeida sobre este amp incrível:

BlueJay

Amplificador Joyo Bantamp Bluejay 5

Amplificador indicado para quem deseja um bom som limpo, buscando sonoridades tipicamente utilizadas em blues e jazz. Possui timbre brilhante, límpido, macio e cristalino, típico de guitarristas do blues/jazz como BB King e George Benson. O BlueJay é o único modelo dentre os bantamps que não possui canal de drive, e sim opção de alternar entre os canais “Normal” e “Bright”, sendo que a segunda opção adiciona um boost de agudos, deixando o som mais estridente e “ardido”. 

Utilizando o knob Gain no máximo, você consegue sonoridades de overdrive de baixo ganho bastante dinâmicas, como nas ouvido guitarras de Keith Richard dos Rolling Stones.

Desse modo, o BlueJay acaba sendo o modelo mais versátil dos BantTamps: Apesar de seu ponto forte ser o som limpo, ele reponde muito bem a pedais de drive. Usando-o com um pedal de overdrive de baixo ganho, fuzz ou mesmo um pedal de distorção high gain, seu uso acaba sendo aplicável para qualquer estilo em potencial com muita qualidade.


Atomic

Bantamp Atomic JOYO 2

Atomic é um amplificador para quem é amante do timbre dos amplificadores ingleses vintage, muito utilizados por George Harrison em gravações dos Beatles entre os anos 60 e 70. Sua sonoridade vai de um bom som limpo, com médios profundos e agudos bem definidos e característicos, a um overdrive de médio ganho fantástico, com sonoridade bastante peculiar e reconhecida em timbres de guitarristas como Brian May, Pete Townshend e Rory Gallaguer. Indicamos o Atomic para sons mais voltados para o blues, rock e classic rock. Os agudos deste amp são sensacionais, pode ter certeza!

Vivo

VIVO, é um amplificador com sonoridade voltada ao high gain que definiu a sonoridade do heavy metal moderno. Altamente indicado para heavy metal, metal progressivo, djent, ou qualquer estilo onde se queira sons distorcidos com alto ganho. Ele possui um som bastante saturado e cheio, porém com um leve corte nos médios, deixando-o um pouco mais estridente e agressivo. Sua sonoridade é classicamente remetida aos timbres de Eddie Van Halen nos anos 90, ou de Joe Satriani nos anos mais recentes. Mesmo com o knob Gain no 4 seu timbre já se torna bastante saturado, o te que irá possibilitar bases cheias e pesadas, e evidenciar seus solos com muitos harmônicos.

Veja o artista Alan Diass com o seu bantamp VIVO em ação!


Zombie

20161111081735 47262

Zombie produz um som absurdo! Assim como o VIVO, ideal para estilos onde alto ganho é necessário, como metal e suas derivações, o Zombie busca a sonoridade dos amplificadores high gain da California, que escutamos em praticamente todos os álbuns de artistas como Metallica e Dream Theater: um som com alto ganho, cheio e gordo, com muito peso e sustain. A arma certa para heavy metal e suas variações, mas também perfeito para fusion, rock clássico e hard rock.  

Apesar de possuir uma pegada agressiva, ele também consegue propiciar sons mais leves, sendo possível se obter bons timbres crunch e overdrive, operando bem o knob de Gain. Confira essa máquina em ação com no canal do Juninho Nakagawa:


Meteor

joyo bantamp meteor 3

Para você que procura uma sonoridade de drives vintage, mas que também flerta com sonoridades mais modernas, o Meteor pode ser o seu companheiro ideal. Ele possui um drive bastante flexível, que vai de um cruch / overdrive de baixo ganho até o high gain que pode ser utilizado para tocar metal! Essa versatilidade é observada em sonoridades que podem ser ouvidas em artistas de indie rock como The Strokes e Paramore, até artistas do metal, como Mastodon. Sua sonoridade é agressiva com bastante ataque, fornecendo um amplificador com bastante personalidade e atitude!

Confira o review de Israel Rodrigues sobre o Meteor

Firebrand

Amplificador Joyo BantamP Firebrand 6

E para encerrar esta lista maravilhosa, o mais novo lançamento da Joyo, o Firebrand! Este amp conquistou muita gente com o seu som agressivo e pegada potente. Assim como o Zombie, o Firebrand também é um amp para sonoridades como o Heavy Metal, fusion e derivados, porém com um pouco mais de médios-agudos mais acentuados, fornecendo mais ataque e uma pegada mais forte. Isso o traz para uma sonoridade mais moderna, similar à que pode ser ouvida em trabalhos mais recentes grandes guitarristas contemporâneos como Steve Morse, Ron Bumblefoot Thal e Marty Friedman.

Especificações técnicas da série Joyo BantamP

  • Conexão Bluetooth 4.0
  • 2 canais: Clean e OD (Normal e Bright para modelo BlueJay)
  • Pré-amp: 1 válvula 12ax7
  • Power-amp: Solid State CLASS D
  • FX Loop – send/return
  • Controles Gain, Tone e Volume
  • Saída de 8 ohms para alto falante
  • Fonte 18V DC 2A (inclusa)
  • Entrada para fone de ouvido (plugue P2)
  • Dimensões: 16,3 x 11 x 14 cm
  • Peso: 1,2 kg

Não se esqueça de comprar os amplificadores BanTamP e produtos Joyo nas lojas autorizadas: Apenas os distribuidores autorizados oferecem garantia de 12 meses, com produtos originais, nacionalizados e certificados pela ANATEL.

E aí, gostou do nosso post? Comenta aqui embaixo e compartilha com os amigos nas redes sociais!

Postagem relacionada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *